Consulte a SOBRAPE | Sobrape

Consulte a SOBRAPEConsulte a Sobrape

Estamos inaugurando a nova Seção “Consulte  a SOBRAPE”.

São textos básicos, com orientações também ao paciente.

Seja leigo ou profissional aqui  você poderá tirar suas dúvidas ao trazer perguntas que serão respondidas por consultar especialistas.  Para você, que é periodontista, é uma oportunidade de indicar texto para seu paciente.

Periodontite

periodontite

A Periodontite é uma doença crônico inflamatória que se manifesta nos tecidos periodontais.

A falta de higiene oral pode causar uma inflamação, mas o que define a ativação da destruição tecidual é o perfil inflamatório do seu paciente. Sendo assim, é importante ressaltar:

  1. Não escovar os dentes não necessariamente levará a perda de inserção dentária.
  2. Escovar os dentes é apenas uma questão de higiene pessoal, e como qualquer tipo de higiene corporal, previne, mas não garante a não manifestação da doença.
  3. Não é possível dizer em quanto tempo a lesão irá progredir, e principalmente, o tratamento adequado é SIM capaz de paralisar a progressão.
  4. A extração do dente não elimina o fator de risco imunológico. Assim, ao se colocar implantes, o risco de perda óssea alveolar retorna.
  5. A patogenia da periimplantite é muito parecida com a da periodontite. Se você teve periodontite e colocou implantes, procure um periodontista.
  6. E para finalizar, pare de colocar a culpa toda no paciente. As periodontites mais severas acometem pacientes com baixos índices de placa.”A periodontia muito além do controle de placa”!

Carlos Marcelo da Silva Figueredo, DDS, MDSc, PhD, Post-doc
Coordenador Geral de Pós-graduação e Pesquisa da Fac. de Odontologia da UERJ
Vice-presidenteda Sociedade Brasileira de Periodontologia (SOBRAPE)
Professor Associado de Periodontia da UERJ
Pesquisador convidado do Instituto Karolinska, Suécia

Veja outros textos no menu->”público”, acima

Comments are closed.

A SOBRAPE possui em seu quadro de associados periodontistas altamente qualificados, em praticamente todo território nacional. A partir de agora, uma equipe destes especialistas, coordenada pelo Prof. Dr. Carlos Marcelo, da UERJ, estarão responsáveis pela publicação aqui no site de artigos voltados tanto para leigos quanto para profissionais de Odontologia.

Nenhum Comentário.

Deixe um Comentário

%d blogueiros gostam disto: